Clareamento Dental

O que é?
É uma técnica na qual se utiliza substâncias químicas visando remover manchas e pigmentações dos dentes, alojadas em sua camada interna; a dentina, dando-lhe uma cor mais clara e natural.
Como é feito o clareamento?
Um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio é aplicado pelo dentista, sobre a superfície externa do dente e ativado por um tipo de luz, liberando moléculas de oxigênio e assim promovendo o clareamento.
Como posso clarear meus dentes?
1. No consultório: o dentista isola os dentes com uma barreira artificial para proteger a gengiva e aplica o gel clareador;
1. No consultório: o dentista isola os dentes com uma barreira artificial para proteger a gengiva e aplica o gel clareador; 2. Em casa (caseiro): o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel clareador, para usar diariamente em casa. O clareamento caseiro é mais demorado, porém mais barato, quando comparado ao feito em consultório, e se não houver cooperação do paciente, não terá o resultado desejado.
Quaisn as vantagens do Clareamento Dental em consultório sobre métodos convencionais?
Menos tempo de tratamento, realizado em consultório, tratamento de 2 a 3 sessões de no máximo 1 hora cada; A rapidez do resultado é evidente, ao termino de cada sessão já se observa os dentes mais claros. Traz também a comodidade por não haver a necessidade de tratamento longo, utilizando as moldeiras, ocasionando possível inflamação gengival, sensibilidade dentária e sendo necessária a longa privação de alimentos com corantes artificiais. Conforto pós-operatório, com menor sensibilidade.
Todos os dentes podem ser clareados?
Podem, porém em alguns casos o resultado não é satisfatório sendo mais bem indicado, outro tipo de tratamento restaurador estético. Portanto consulte seu Dentista.
Restaurações e Próteses podem ser clareadas?
Não. O tratamento de clareamento dental só clareia o esmalte dos dentes.
O clareamento pode enfraquecer os dentes?
Não, A estrutura do dente é preservada.
Há necessidade de algum cuidado durante e após o clareamento?
Sim, é necessário evitar alimentos com corantes ou de cores fortes, porque o processo de oxigenação promove desmineralização do esmalte; ele fica poroso por 24 horas, apresentando-se como uma esponja, propenso a absorver pigmentos de alimentos e do cigarro.
O dente clareado pode escurecer novamente?
Sim, em torno de 1 a 3 anos, porém sem voltar ao seu tom original, sendo necessário fazer uma sessão clareadora de manutenção.
Em quais situações /condições não são recomendados o clareamento?
Em casos de má formação no dente, dentes manchados de forma irregular ou em dentes muito escurecidos pós tratamento endodôntico, o resultado do clareamento não será satisfatório, sendo indicado outro tipo de tratamento estético.